“Este livro reúne capítulos dedicados a discussões metodológicas relacionadas a pesquisas contemporâneas envolvendo a etnografia e o consumo midiático. Os textos refletem acerca da crescente complexificação de práticas cotidianas atravessadas pelas tecnologias de comunicação – incluindo o conjunto de atitudes, experiências, práticas e processos sociais que revela gostos e estilos de vida e sublinha a ênfase moderna nas emoções e no individualismo como sistema de valores -, assim como das formas de estudá-las que tomam como ponto de partida as abordagens etnográficas. Busca-se, desse modo, lanças luz sobre os desafios, oportunidades e dificuldades da abordagem etnográfica na pesquisa dos meios de comunicação, em especial a internet, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, com contribuições das áreas de comunicação, antropologia e sociologia.
A presente coletânea busca aprofundar o debate iniciado no Seminário Internacional Etnografia no Consumo Midiático: Novas Tendências e Desafios Metodológicos, ocorrido na Universidade Federal Fluminense (UFF) em setembro de 2015 por iniciativa conjunta do Núcleo de Estudos em Comunicação de Massa e Consumo (Nemacs) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF, com apoio financeiro da Capes e do CNPQ”.
CAMPANELLA, Bruno; BARROS, C. F. P. (Org.) . Etnografia & consumo midiático: novas tendências e desafios metodológicos. 1. ed. Rio de Janeiro: e-papers, 2016. v. 1. 206p .
“Amado por alguns e odiado por outros, o formato de reality show Big Brother é um dos fenômenos culturais mais debatidos da última década. No Brasil, o BBB foi responsável pela criação espontânea de uma comunidade de fãs, composta por blogs e fóruns, dedicada à discussão tanto do dia a dia dos confinados quanto da própria transmissão do programa nas suas múltiplas plataformas.
A partir da etnografia midiática dessa comunidade on-line, o autor busca entender como o cotidiano dos participantes do Big Brother nacional repercute em uma audiência produtora de um espaço social rico em hierarquias e disputas por capital subcultural. “Os olhos do Grande Irmão” oferece uma valiosa amostra dos processos de articulação entre a sociedade e os produtos culturais do ambiente midiático contemporâneo”.
CAMPANELLA, Bruno. Os olhos do grande irmão: Uma etnografia dos fãs do Big Brother Brasil. 1. ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2012. v. 1. 295p .