Título provisório da tese
Por trás da lembrança: O registro audiovisual de casamento e a reconfiguração do ritual na contemporaneidade
Nos últimos anos, percebe-se uma reconfiguração dos vídeos de casamento. Mais curtos e com estética próxima a trailers de filmes, eles apresentam ações performáticas que ultrapassam os fundamentos do ritual de passagem e as fronteiras do lar. E se o ritual do casamento já é algo performático, ao ser inserido neste contexto, ele torna-se um produto passível de montagem e narrativa e ganha espaço nas chamadas redes sociais. Assim, como as mídias atuam e transformam o ritual de casamento e a sua construção? O ritual do casamento continua representado nesses vídeos do século XXI? A pesquisa buscará investigar as mudanças existentes nos vídeos de casamento que os estabelecem como produto essencial no desenvolvimento do rito, analisar os sistemas que envolvem a produção desses registros e identificar os possíveis impactos da reconfiguração das produções para o reconhecimento das práticas existentes no ritual de casamento. A tese busca comprovar que mesmo um ritual tão tradicional como o casamento se transforma pelos atravessamentos midiáticos em sua concepção ou reprodução como prática social; como funções sociais dos seus registros, como recordação, produto de exposição e consumo; e como esses registros tornam-se espelho de costumes de uma época.
Palavras-chave: audiovisual; casamento; ritual; memória; identidade.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1171236148430438
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, na linha Mídia, Cultura e Produção de Sentido da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (2005). Participa do Núcleo de Estudos em Comunicação de Massa e Consumo (NEMACS), coordenado pelo Prof. Dr. Bruno Roberto Campanella e pela Profa. Dra. Carla Fernanda Pereira Barros. Atualmente é chefe da Seção de Eventos no Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, projetos, educação, divulgação científica e eventos. Integra a Comissão Executiva dos 200 anos do Museu Nacional.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9905005667190896
Doutoranda em Comunicação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre pela mesma instituição. Formada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Estudos de Mídia na mesma universidade. Entre os anos de 2014 e 2016 foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) atuando nos projetos “Famosos online: uma análise das dinâmicas entre fãs e celebridades na era da Web 2.0” e “A celebridade enquanto prática: Uma análise das dinâmicas entre fãs e celebridades na contemporaneidade” sob orientação do Prof. Dr. Bruno Roberto Campanella. Participa do Núcleo de Estudos em Comunicação de Massa e Consumo (NEMACS), coordenado pelo Prof. Dr. Bruno Roberto Campanella e pela Profa. Dra. Carla Fernanda Pereira Barros. Também faz parte do TeleVisões – Núcleo de Pesquisa em Televisão e Novas Mídias, coordenado pela Profa. Dra. Ariane Diniz Holzbach e pela Profa. Dra. Mayka Castellano. Tem interesse nas seguintes áreas de pesquisa: estudos culturais; recepção; televisão; telenovela; cultura fã; dentre outros temas.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4855593030643434
Doutoranda e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possui especialização em Artes, Cultura Visual e Comunicação e em Globalização, Mídia e Cidadania, ambas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou graduação em Comunicação Social – habilitação jornalismo. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente e com interesse nos seguintes temas: produções audiovisuais, televisão multiplataforma, TV Social, documentário, mídias digitais, linguagens e práticas midiáticas, processos cognitivos na cibercultura e materialidade dos meios.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1273735890066003
Mestranda em Comunicação na linha de pesquisa Mídia, Cultura e Produção de Sentido pela Universidade Federal Fluminense – UFF/RJ e Pós-Graduanda em Letras na Especializações em Literatura Infanto-juvenil. Graduada em Comunicação Social habilitação em Jornalismo, na Universidade Federal de Viçosa – UFV/MG. Ingressou na Academia no primeiro semestre de 2011 e passou por Projetos de Extensão e de Pesquisa durante a graduação. Participa do Núcleo de Estudos em Comunicação de Massa e Consumo (NEMACS), coordenado pelo Prof. Dr. Bruno Roberto Campanella e pela Profa. Dra. Carla Fernanda Pereira Barros. Tem como principal área de interesse pesquisas envolvendo cultura da celebridade, fama, sucesso, escândalos, intimidade, relações parassociais, redes sociais virtuais e seus desdobramentos, cultura pop e cultura fã. Atualmente concentra-se em estudos sobre relações parassociais, ilusão de intimidades, (web)celebridades, YouTube e demais redes sociais virtuais.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1245569934413341
Doutoranda em Comunicação e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense; graduada em Comunicação Social (habilitação em radialismo) pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação e Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo, culturas urbanas e mobilidade. Em 2017, foi Visiting Fellow na Universidade de Tübingen, na Alemanha. Atua também como tradutora de língua inglesa e integra a equipe de revisão e tradução da revista Contracampo do PPGCOM-UFF.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5254298622042704
Atualmente mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Produção Cultural, também pela Universidade Federal Fluminense (2015). Participa do Núcleo de Estudos em Comunicação de Massa e Consumo (NEMACS), coordenado pelo Prof. Dr. Bruno Roberto Campanella e pela Profa. Dra. Carla Fernanda Pereira Barros. Tem experiência na área de Comunicação e Cultura.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0528643662217396
Professor Substituto na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor titular nas graduações de Comunicação Social, Marketing e Design gráfico e pós-graduação em Marketing Digital no Instituto Infnet. Professor Titular da Universidade Católica de Petrópolis. Ministra disciplinas nas áreas estratégicas de comunicação, mídia, pesquisa de mercado e marketing. Mestre e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF) nas áreas de Mídia, Consumo e Tecnologia. Mais de quinze anos de experiência nas áreas de comunicação, em especial: mídias televisiva e digital. Coordenador da equipe Enade (2105) Nota 5 (2017) no Instituto Infnet. Prêmios: 2014/2015/2016.2: “Top Desempenho” na categoria de melhor professor na graduação de Publicidade e Propaganda – 2016.2 – primeiro lugar no ranking da avaliação institucional (geral) nas faculdades do Instituto Infnet. Membro do NDE das graduações de marketing, publicidade e propaganda e produção multimídia no Instituto Infnet. Experiência profissional: Atuou em cargos de analista e supervisor em empresas internacionais, tais como: ALMAP/BBDO, White Martins S.A., Prudential Seguros do Brasil, By Cup Marketing e Posterscope realizando estratégias de mídia (massiva e digital) para grandes marcas: Coca-Cola, Pepsico, Ambev, Shell do Brasil, PETROBRAS, Bauducco, Red Bull, entre outras por mais de dez anos.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0318521162009572